Me inspirei a fazer esse post, pois no final da gravidez todas nós gestantes sofremos um certo tipo de bullying de pessoas completamente estranhas e de muitas pessoas conhecidas também!
Fiz o post pensando nas minhas amigas acima de 41 semanas. Estamos juntas queridas!! Pensando muito e torcendo muito por vocês!!! O mais difícil é segurar o emocional, apesar de o físico na maioria das vezes estar excelente!
Eu aprendi com meus erros do passado e não revelo minha data prevista nem sob tortura para estranhos. Para todos continuarei com 38 semanas até o Benny nascer.
Mas tenho amigas que estão passando pelo mesmo que eu passei na útima gravidez quando eu dava exatamente a data que meu parto estava previsto e sofri muito. Acho interessante compartilhar alguns pontos de etiqueta que aprendi conforme os filhos foram vindo. :)
Leiam com um sorriso no rosto!
1) "Sua barriga está enormeeeeee, mas enorme mesmo!!!!!!" ou então "É um ou dois??"
Esses dias no elevador do meu prédio encontrei uma jovenzinha que me perguntou se estava grávida de gêmeos, pois a minha barriga estava maior do que a da irmã dela que teve gêmeos. Se vc me conhece, sabe que eu me sinto a última bolacha do pacote com a minha barriga no final da gestação. Acho lindo mesmo, e não tenho nenhum problema de auto confiança com isso. Achei o comentário engraçado, e continuei me achando linda! MAS se você não conhece a pessoa, qual a necessidade de falar que ela está enormeeeee??
2)Você ainda está grávida?? (ver item número 7 também)
Alguém aqui já ouviu de alguém que permaneceu grávida pra sempre?
Crianças nascem, e mulheres tem seus filhos. Não interessa se de 38, 40, 43, 44 semanas. Já ouvi de uma que pariu com 44 semanas. A data de concepção dessa moça provavelmente estava errada, mas de qualquer maneira, quem somos nós pra ficarmos pressionando as gestantes?
Ontem nasceu o filho de uma conhecida minha, com 42 semanas pelos cálculos de última menstruação. Criança nasceu linda e com capurro de 40 semanas e 5 dias. Imagina esse neném tirado pela médica com as calculadas 40 semanas por que estava "maduro demais"?
É tão chato começar a receber telefonemas de pessoas ansiosas, pergunta de estranho, e de conhecidos espantados por ainda estarmos grávidas!!! Fora que o nosso sistema obstétrico, acostumado a tirar as crianças do útero da mãe antes das 40 semanas, por alegações esdrúxulas, acaba se espantando mais ainda quando uma grávida anuncia estar acima de 40 semanas de gestação.
Vocês já fizeram um ultrasom depois de 40 semanas num hospital aqui no Brasil??? NOSSA!!! INFERNO!!!! Vontade de sumir quando isso aconteceu comigo. Ouvi tanta besteira! E os olhos arregalados?? Rola sempre um monte...
Digo categoricamente que quem acha que a placenta expira depois de 40 semanas, obviamente não leu evidências científicas atualizadas. Uma gestação normal pode sim transcorrer até as 42 semanas. O pós datismo é algo que precisa ser melhor entendido na nossa sociedade. Se você tem interesse, vale esse artigo pela Dra. Melania Amorim, de Campina Grande. Mulher maravilhosa e pioneira na humanização do parto. Competentíssima, médica, obstetra, mãe e ativista.
3) Que dia é seu parto?
Essa me irrita. Gente, como eu vou saber?? tenho bola de cristal?? Mas grosserias a parte (hehehe) eu sei que é por que a maioria dos partos são marcados aqui no Brasil.
Mas eu sempre respondo "Para quando ele quiser nascer" e isso já deixa as pessoas de cabelo em pé. Aí elas entendem se tratar de parto normal e mudam o rumo da conversa :)
4) Vou ter parto em casa "Posso assistir???"
NÃO!!!!!!Eu não tenho muita vergonha de ser grossa nessa hora. Você pediria para assistir um parto hospitalar, mesmo que normal sem ter nenhuma intimidade com a pessoa?? Se eu fosse deixar todas as pessoas que conheço e já pediram para aparecer no meu parto, eu deveria alugar um espaço exclusivo para o show.
NÃO gente, só por que meu filho vai nascer em casa, não te dá o direito de assistir, e muito menos de aparecer logo depois que ele nascer sem falar comigo ou meu marido. O casal sempre presa pela privacidade nessa horas. A não ser que eles te peçam visita. Aí liberou geral...mas vale ser uma visita legal e não se estender muito, e levar um petisco, para a mamãe não ficar preocupada em te servir alguma coisa enquanto você estiver lá. Dicas sempre boas para as boas visitas :)
5) LOUCAAAAA ou CORAJOSAAAAAAA
Sempre é um ou outro. De qualquer maneira, quem acha que é coragem ter filho de parto normal, com certeza não sabe muito sobre isso. Então eu relevo. Não fico chateada mesmo.
Mas temos que concordar que chamar a mulher de louca, não é NEM engraçadinho, NEM simpático.
Se você está tentando ser algum dos dois, não funcionou...ainda mais se é a vizinha, ou a fulana do condomínio que nunca te ve, e de repente solta uma dessas...sem nem saber seu nome antes. (Sim, já aconteceu inúmeras vezes comigo e com conhecidas)
6) Avise assim que nascer para eu te visitar!
Essa me irrita levemente, por que eu não vou avisar assim que nascer pra ninguém, só para a minha mãe que está longe e vai ver pelo skype, e mesmo assim vai esperar eu estar apta a ligar para ela. Depois de um parto, você quer curtir a cria, tirar foto com a equipe, pesar o neném, rir, chorar, comer, tomar banho, namorar o recém nascido. Não quer gente pegando o neném de você, chegando na hora do seu banho, tirando mil fotos com flash do seu filho para colocar no facebook. Desculpe aí a família,mas vocês vão esperar. As primeiras horas são únicas, e o único motivo pelo qual eu vou segurar o aviso no facebook, é por que o meu marido espalhou para meio mundo que vai ser em casa, e se aparecer visita logo depois do parto, além das pessoas que já estão aqui, eu não deixo entrar. ( Sentiu o latido?? hahahaha)
Perdoem-me os que gostam dessa festa toda depois que a criança nasce. Eu não curto, e conheço váaaaarias pessoas que também não.
7) "Nossa, mas a vizinha da mãe da minha amiga, tinha um sobrinho que morreu no útero por que o médico esperou demais."ou "Eu nunca entrei em trabalho de parto"ou "Ahh, mas não é perigoso esperar tanto?" ou "O filho de uma conhecida de uma amiga minha teve paralisia cerebral por que fez parto normal" (ver número 2, tudo a ver com esse item 7)
Sentiram que eu tenho um problema com comentários que sejam feito pela criança ter passado da data né? Mais problema ainda as que afirmam que não entram em trabalho de parto (pelo simples fato de sempre terem tirado as crianças do útero com 38 semanas e não ter dado tempo de entrar em trabalho de parto)
Nossa, vamos combinar uma coisa? Se você não tem nada de bom para falar, não fale nada!! Eu to cheia de amigas que ficam horrorizadas com as histórias estapafúrdias depois que passam das suas 40 semanas, que fulano ouviu de cicrano e a gente está passando para frente sem ter base nenhuma do que está falando. Ou simplesmente coisas horríveis por causa da via de parto. Sabe que coisas horríveis acontecem em cesárias também né? Só que são pouco comentadas, afinal de contas vivemos em uma sociedade que julga a cesária mau feita, como salvadora. Mesmo que tenha uma justificativa fictícia achamos que ela sempre salva. A verdade é, que não se pode estar salvando 90% do bebês através de cesárias no nosso sistema privado. Nós mulheres não temos essa falta de capacidade de parir.
Sim, coisas horríveis podem acontecer, mas são muito mais raras do que as histórias lindas que podemos contar sobre os partos e a vinda dos bebês para essa terra.
Outra coisa é, quem disse pra você que o neném morreu por esperar demais? Essa provavelmente é a conclusão que a fulana tirou da história, e passou para frente como fato. E assim continuamos perpetuando os mitos incabíveis que temos nosso sistema obstétrico. Vamos usar base científica gente!! Medicina Baseada em Evidências ((MBE) esta aí para isso. Hoje em dia podemos usar de tantos meios para monitorar uma crianças pós data que é irônico acharmos que a placenta simplesmente expira, e para de funcionar de uma hora para outra. A natureza é muito mais sábia do que isso.
Eu sou adepta a não dar brecha para as pessoas compartilharem essas histórias, mas se você é uma grávida que sofre com esse tipo de situação...delicadamente fale que se não for uma boa experiência que você não quer ouvir. Vai rolar um constrangimento da parte da pessoa, mas pense que nunca mais ela vai querer contar histórias assim para você. A humanidade agradece.
É isso aí minha gente....quando o Benny nascer eu divulgo as minhas semanas para todos. Por enquanto estou de 38 semanas, muito feliz e muito tranquila! :)
bjusssss