Esse é um aspecto que eu também pude aprender no curso de doulas. Pois até então eu acreditava que podíamos ser mais "bocudas" e peitar mais os médicos com um baseamento atualizado de evidencias científicas.
Pois é, mas não podemos. Por duas simples razões:
1) não podemos prejudicar a relação médico- doula. Apesar de não dever nenhuma leadade a eles, temos que manter uma relacionamento legal para que futuras doulas não sofram problemas pela nossa falta de compostura
2) SE acontece alguma coisa, não adianta a doula ser empoderada, e falar para a doulanda que é assim ou assado. Se algum erro ocorre, ele nunca pode ser traçado de volta pra doula. Pelo simples fato de nós não termos a responsabilidade médica sobre as nossas pacientes. Estamos disponíveis para o emocional da doulandas. A parte médica fica para a parteira ou para o médico.
Tenho que admitir que o segundo aspecto é mais fácil do que o primeiro. No curso de doulas tivemos o seguinte cenário: Se o médico quisesse fazer uma episiotomia na sua doulanda, alegando que não nasceria se não o fizesse, qual seria a sua reação??
Bem! Vocês falaram com a pessoa errada ne? Eu sou a pessoa mais contra episiotomia que existe. Acho um absurdo médico impaciente fazer episio. Quantas evideências científicas desde 1985 nós temos que são contra essa prática. Nomes importantes na humanização do parto aqui no Brasil já não fazem episios a mais de 10 anos. Então por que essa insistência nessa prática?
Enfim...é o mesmo problema de médicos que acreditam que a ocitocina (o tal do soro que todo mundo recebe no hospital, que não é necessário diga-se de passagem, para estimular trabalho de parto) é necessária, que o forceps para primeira parto é necessário. Que mulher não tem que sentir dor, que parto é coisa sofrida e desnecessária....enfim...já se ouve tudo quanto é tipo de desculpa para se fazer uma cesária no Brasil hoje em dia.
Quanto a pergunta lá em cima?? Eu teoricamente teria que ficar calada. Mas sinceramente? não sei se conseguiria.
O que ficou comigo é a minha necessidade de empoderamento da parturiente ANTES do parto. Ela precisa ler, pesquisar, perguntar, frequentar uma reunião de apoio, conversar com pessoas que tenham o mesmo objetivo dela. Enfim...conhecimento nunca é bastante. Quando a mulher vira pra mim e fala "eu sabia que precisava de anestesia por que não teria força pra empurrar", ou "eu tinha que ter tido uma cesária pois o cordão estava em volta do pescoço" eu penso "quanto será que essa amiga pesquisou antes do parto??" Pois ela está vivendo num mundo de mitos e medos, que poderia ser resolvido com pesquisa científica. Gente tem TANTA coisa disponível para todos nós hoje em dia. Você não precisa ser uma médica ou obstetriz para ler essas coisas. É só pesquisar. Google academic tá aí para isso :)
Todos os dias eu tenho emails para responder de amigas, conhecidas e desconhecidas, falando sobre parto. Todos os dias eu recomendo livros, documentários, converso com pessoas e tento passa rum pouco das minhas leituras individuais para ajudar os outros. E todos os dias eu me sinto vencida pelo sistema, principalmente por que??
A) Falta de informação
B) Medo
E por que sua doula não te salva??
Simples. Ela não te salva, por que se você não correr atrás, não souber as informações por você mesmo, não destrinchar o mundo do parto. Você simplesmente vai se deixar levar pela insegurança na hora que for parir.
Vamos pensar comigo? Se eu não leio e não sei que circular de cordão não estrangula criança e que todos os nenéns nascem roxos (sim todos!mesmo que fiquem rosas imediatamente depois que nascem) a hora que meu médico chegar para mim e falar "querida, seu filho está sufocando e pode sofrer uma anoxia"eu correria para a cesária!!!
Se eu fiz meus estudos, eu vou perguntar para esse médico (e não minha doula- por que senão ela se queima e o médico vai ficar PAU da vida com ela). Mas peraí, vc já fez um cardiotoco? O neném tá em sofrimento? como que você sabe que ele tá em sofrimento? Ahhh, meu cardiotoco tá oscilando??aonde?? Você sabia que o coração do neném oscila durante a contração??
Querida amiga, se você não sabe dessas informações...infelizmente você vai ser enganada, pois no nosso sistema precário obstétrico o médico sempre acha que sabe tanto quanto Deus. Essa é a infeliz verdade. E eu posso concordar que médicos são treinados para as patologias, mas para comigo e pensa de novo: "95% das brasileiras tem patologias que as impossibilitam de parir??""
E vamos para o sistema público: "54% das mulheres tem patologias para parir?? e são defeituosos ou incapazes?" Por que é assim que os médicos nos fazem sentir quando não conseguimos um parto normal ne?? Pois é...eu digo que não...eu digo que nenhuma de nós é defeituoso, nem as que precisas de cesária. Eu digo que o problema está no treinamento, insegurança e falta de atualização dos nossos médicos hoje em dia. Nessa profissão ou você se atualizada SEMPRE ou então amigo...vc vai virar um carniceiro!
Então minha querida amiga que está lendo esse blog. SE EMPODERE. Cuide você mesmo da sua gestação e do seu parto, peça para a sua doula mil leituras, leve mil perguntas para as suas consultas pré natal. Não tenha medo de peitar seu médico e pedir explicações. Se ele for bom, irá te responder com alegria!!! Médicos bons adoram mulheres bem informadas.
A doula está do seu lado no pré-parto para te guiar e para te ajudar a conhecer mais sobre o parto. Converse com ela, leia livros....leia relatos de parto. Entre em grupos no facebook...enfim...pegue o seu parto e seja a protagonista dele. Por que você MULHER é capaz, é poderosa, é linda, é única e CONSEGUE!! Você consegue!!! Eu confio em você....a parte mais difícil é saber: você confia no seu próprio corpo? confia na sua capacidade???
Olha lá no fundo e pensa sobre isso...e depois livre-se do mito de que só a doula te salva. Ou só o médico te salva, ou que a parteira é perigosa. O maior perigo para o parto eu ouso dizer são os nossos medos e inseguranças. São os mitos e as informações distorcidas que recebemos de familiares, amigos e até médicos.
A doula pode te ajudar, pode segurar tua mão e caminhar com você o tempo todo. Mas no fim o parto é seu...e quem precisa ter força para parir é você. Portanto empodere-se (ou pergunte-me como você pode se empoderar) é um longo caminho,mas totalmente real e possível. Para todas nós! :)
Ótimo texto como sempre! Nem estou gravida mas já vou começar a me inteirar sobre esse universo enorme e maravilhoso! Conhecimento realmente nunca é demais..
ResponderExcluirLembrei desse texto aqui:
http://potencialgestante.com.br/espantando-os-monstros-da-gravidez/
Ele fala sobre os "monstros" da gravidez que as pessoas, médicos e afins as vezes colocam na sua cabeça.
Que ótimo texto, publicarei no meu blog com os devidos créditos, óbvio. Pode?
ResponderExcluir