sábado, 4 de maio de 2013

10 passos para um bom parto

A umas semanas atrás no GAMA o tema foi: 10 passos para um bom parto. Adorei o tema pois engloba tudo que precisa ser feito no Brasil para a busca do parto dos seus sonhos. Não existem promessas de que tudo vão ser flores, pois o parto em si é uma transformação, mas uma coisa é garantida: você vai ser respeitada, amparada e vai poder se transformar num momento único e íntimo. Esses passos acredito terem sido uma coleção dos anos de experiência da Ana Cris trabalhando nessa área. Inclusive a Ana é minha amada parteira :)

1) Saiba qual é o seu real desejo de parto

Quando você se imagina parindo, aonde está? (hospital/ casa de parto/ em casa) com quem está? (marido/doula/mãe/sogra/parteira/médico) que posição gostaria de parir? (cócoras/ na aguá/ de quatro). Investigue-se. Saiba o que você quer e não quer. Isso inclusive pode ajudar no seu plano de parto.

2) Escolha seu modelo de assistência

Natural? Normal com analgesia? Cesária?
É importante saber que com cada escolha vem as consequências, ou seja você não pode escolher uma cesária e ser a primeira a pegar no seu filho, nem esperar passar a primeira hora dele amamentando ou tendo contato de pele com a criança. As suas escolhas definitivamente limitam o que vai poder acontecer depois do parto. Inclusive a analgesia pode prejudicar a sua recuperação e como a criança nascerá (minha filha ficou meio devagarzinha nas primeiras horas de nascimento pela analgesia que eu tomei com ela, cada bebê reage de um jeito e não tem como prever). Claro que se for pra escolher, que seja o normal com analgesia. Existem histórias maravilhosas, mulheres que amam sua experiência, e bebês que nascem super bem também. Não estou de maneira nenhuma dizendo que a analgesia é ruim. Mas como toda a intervenção, precisa ser feita com conhecimento, e sempre analisando "riscos vs. benefícios"

3) Escolha o local de parto

Super simples né? Hospital/ casa de parto/ em casa. Se for no hospital, qual seria? qual o seu convênio cobre?

4) Confie no seu processo (ou em outras palavras no seu corpo)

Saiba que o parto é sim difícil,mas se o objetivo fosse passar pela vida com tudo de mão beijada, acredito que nem precisaríamos nos tornar mães. Tem coisa mais difícil do que ser mãe e educar os filhos da melhor forma possível?
A transformação que eu sempre menciono que acontece durante o parto se vem do fato de você ter que encarar o seu "bicho papão" Seus medos do subconsciente, suas inseguranças, tudo isso aflora durante o parto. E muitas mulheres tem verdadeiras crises existencias durante aquele curto período de tempo. E tudo bem!! É pra isso que temos as doulas/ maridos. :) Eles são o seu racional quando você está num momento "irracional" da partolândia.
Inclusive eu acredito que as dificuldades/inseguranças e medo podem criar corpo em forma da fisiologia da mulher durante o parto. Todo livro da Ina May Gaskin que eu já li até hoje tem alguma história que ela conta de partos atendidos por ela e que demonstram esse evento. Uma dessas histórias por exemplo era de uma mulher que tinha medo de se tornar mãe e medo da dor. Uma vez que ela teve a capacidade de colocar isso pra fora e dividir isso com as pessoas que estava, a volta dela (parteira, marido) ela foi de 8 cm pra dilatação completa. Vale ressaltar que ela estava parada nos 8 cm a muitas horas (se não me engano 9 horas parada), o que em qualquer outro sistema,mesmo que o bebê estivesse bem (como foi nesse caso) os médicos já teriam diagnosticado a mulher como falta de dilatação, e teriam sugerido uma cesária. As vezes os medos podem ser muitos outros. Eu por exemplo no nascimento da Julie fiquei um tempo paradas nos 7 cm, internamente eu morria de medo dela ser anã. Havia a possibilidade desse diagnóstico por conta de um ultrasom que eu fiz no último semestre e isso me fez sofrer muito, sem saber como lidar com a situação e como seria a vida dela, e como eu poderia ajudá-la. Eu pensava em como ela poderia ser gozada pelos coleguinhas....e enfim, mil coisas vieram na minha cabeça. Tudo isso origem de um medo que eu não externei e que me deixou um tempinho (não muito, pois eu estava consciente desse medo) parada em 7 cm. Hoje em dia temos o dignóstico dela: falta de hormónio de crescimento. Ela tem um deficit muito grande e portanto vai ter que tomar GH,massssss...estamos super tranquilos, porque de tudo que poderia ser, esse realmente é o menor dos nossos problemas. :)

6) Escolha a sua equipe

Outra coisa super difícil aqui no Brasil. Em São Paulo temos uns 8 médicos humanizados, e umas 4 parteiras disponíveis (considerando a população Paulista isso não é nada) mas em cidades menores, e outros estados existe um deficit muito grande de profissionais humanizados. Mas aqui em SP temos alternativas, e você pode ter o parto do jeito que quiser. Só que tem que ser pago no particular.

Vou dedicar um post exclusivo pra explicar sobre a situação dos convênios médicos aqui no Brasil e como isso influência na hora do nosso parto. Posso dizer também que a maioria dos profissionais humanizados que eu conheço estão dispostos a parcelar e trabalhar com a gestante, pois eles sabem que pagar qualquer coisa do bolso é muito difícil para a maioria do Brasil.

É super importante ter uma equipe humanizada. E isso é difícil pois muitos de nós ainda temos na mente "se eu pago convênio, tem que ser coberto pelo convênio". Mas eu estou aqui pra te dizer, que NÃO.  Médico conveniado não vai fazer o parto que você quer. Eu posso te mostrar umas 700 mulheres que passaram por esse caminho e não deu certo, eu posso te mostrar 95% de taxas de cesárias nos hospitais particulares de SP. Portanto se você está disposta a jogar com 5% de chance de dar certo...eu já vou te desejar uma boa cesária :)

7) Tenha uma doula :)
Isso é especialmente importante para quem está no primeiro parto,mas não deixa de seguir importante para partos subsequentes. Se você sofre do mal de não ter uma marido que quer participar muito da gestação no quisito ler ler e ler sobre isso, vai ser de grande benefício ter uma especialista em te ampara emocionalmente durante esse momento que dá medo pra qualquer mulher. Ou mesmo que você tenha uma marido super participativo,mas que não tem experiência em parto, ou não tem tempo pra ler sobre parto com você, a doula vai ser o braço direito de vocês dois. Lembra que eu falei que ela é o seu racional num momento "irracional" (entre parenteses, por que a conotação dessa palavra pode ser vista como ruim,mas na verdade quer dizer que você vai estar em outro mundo por conta dos hormônios de parto- totalmente normal)

8) Conheça o processo do parto

CONHECIMENTO É PODER. Eu tenho uma amiga minha que foi extremamente enganada pela médica. Aliás não sei se enganada é a palavra correta, ela se deixou levar por falta de informação e medo (coisas completamente normais) . A amiga dilatou até 10 cm, e o neném ainda não estava no canal vaginal. A médica tinha um compromisso em uma hora, e queria terminar com aquilo logo, mostrou o forceps para a amiga, que ficou apavorada por não sabia o que aquilo poderia fazer com a criança dela, e a médica dessa maneira fez uma cesária completamente desnecessária, numa mulher saudável por que tinha uma compromisso. Conveniente né?

Faz bem para todo mundo (TODO MUNDO MESMO) saber o processo fisiológico do parto. Quando a mulher alega que não dilatou, que teve que fazer cesária por que o filho estava com circular de cordão no pescoço, que o neném não encaixou eu posso te dar o meu dedo mindinho como essa pessoa não entende bulhufas de parto. (Isso inclui enfermeiras formadas viu?) Tenho uma conhecida que nunca passou de 39 semanas e jura que não entra em TP, tipo, como se ela tivesse uma doença sabe?

Responda as seguintes perguntas:
- o que se espera durante um parto?
- como acontece o parto?
- o que é normal?
- o que é uma contração?
- qual a duração de uma contração?
- quando eu devo ir pro hospital?
- o que fazer para aliviar a dor?
- o que é um cervix? vagina? aonde acontece a dilatação? o colo do útero?
- como se mede a dilatação?
- o que pode afetar a minha dilatação?

Procure em sites confiáveis e não obtenha todas as suas informações de um lugar só. Tem muita gente por aí que fala muita besteira!! ;)

Prepare-se com o seu marido, quanto mais conhecimento vocês tiverem, mais seguros irão se sentir na hora do parto, e de tomar decisões juntamente com o seu médico/ parteira.

9) Trace seu plano de parto

Tenha um plano A e B (e um Z também).Vou dar meu exemplo: Meu plano A é um parto domiciliar com a Ana Cris, o meu plano B é o São Luiz com um obstetra humanizado ( que ainda não escolhi), o plano Z é o Einstein com um obstetra humanizado pq ele fica mais perto da minha casa, e se der zebra (por isso plano Z) o Einstein é pertíssimo da minha casa. Entendeu? Você precisa estar coberta...saber quais são suas opções, o que pode fazer caso de algo errado e quem vai estar com você. NUNCA abdique da sua equipe humanizado, em qualquer circunstância. Por que eu te garanto que até a sua cesária vai ser diferente de um médico de plantão.

10) Fique em casa na fase latente

A fase latente é a fase de início de dilatação. Onde as contrações são suportáveis e você pode ficar em casa. Quanto mais dilatada a gestante chegar no hospital, melhor será. Nessas horas é importante ter uma doula que pode ir pra sua casa te ajudar na hora que você precisar de uma força pra lidar com essas contrações. Ela te ajuda a se sentir bem em casa até a hora que for realmente para ir para o hospital. Tem um texto aqui da Casa Moara que fala sobre as fases do parto. Eu gostei desse aqui da doula Adele também.
A fase ativa do parto normalmente se apresenta quando as contrações estão de 3 em 3 minutos e com a duração de 1 minuto. Mas cada mulher é uma mulher né? Essa é a diretriz geral...

Se você seguir cada passo da lista, garanto que seu parto vai ser uma experiência bem diferente do que a maioria da população vai contar pra você: lindo, maravilhoso, transformador e prazeroso sim! :)



Um comentário:

  1. slot games for android - Titanium's - Titanium Sports
    slot titanium trim hair cutter reviews games for android · 1. Pong slot · 2. Pong slot · 3. Gold Slot · 4. Slot of fortune titanium white · 5. Lucky Streak · 6. Pong ford escape titanium for sale slot · 7. Spins Slot citizen titanium dive watch · 8. 해외야구 Spins Slot

    ResponderExcluir